Descubra quantos anos faltam para você se aposentar usando um simulador de aposentadoria

 

Descubra quantos anos faltam para você se aposentar usando um simulador de aposentadoria


Alcançar a aposentadoria após uma vida inteira de trabalho é um momento muito aguardado. Portanto, se você deseja saber quantos anos faltam para atingir a aposentadoria, aprenda como consultar essas informações abaixo.


Aposentadoria pelo INSS

Para que um trabalhador se aposente, é necessário cumprir os requisitos de idade e tempo de serviço.


Com a reforma da Previdência em 2019, o governo estabeleceu novas regras progressivas de transição, a fim de não prejudicar os segurados do INSS que já estavam contribuindo antes desse ano.


Devido às várias formas de aposentadoria, é comum surgirem dúvidas entre os trabalhadores. Uma das principais dúvidas é se o trabalhador cumpre ou não os requisitos para solicitar a aposentadoria.


Quando vou me aposentar?

A reforma da Previdência determina que as regras para a concessão da aposentadoria mudarão a cada ano até alcançarem os padrões estabelecidos na nova lei. Neste ano, as regras específicas para se aposentar são as seguintes:


Regra de Transição Progressiva: Essa regra leva em consideração o tempo mínimo de contribuição e a idade do segurado do INSS. Neste ano, a regra exige uma contribuição de 35 anos, com idade mínima de 63 anos para homens, 30 anos de contribuição e 58 anos para mulheres.


Resultado de 50%: Essa regra se aplica a quem estava a dois anos de se aposentar em 2019. Nesses casos, é necessário contribuir com 50% a mais de anos do que o tempo que faltava para atingir os 35 anos de contribuição para homens e 30 anos para mulheres. Por exemplo, se faltam dois anos para um trabalhador chegar aos 35 anos de contribuição, será necessário contribuir por mais um ano.


Rendimento de 100%: Essa é uma regra para aqueles que desejam se aposentar antes do prazo. O processo é similar à regra anterior, mas o segurado precisa trabalhar pelo mesmo número de anos que faltam para atingir a contribuição mínima.


Regras de Pontuação: Para se aposentar, é necessário atingir uma pontuação mínima com base na idade e no tempo de contribuição (soma dos dois). Em 2023, os homens precisam de uma pontuação de pelo menos 100 pontos (com 35 anos de contribuição), enquanto as mulheres precisam de 90 pontos (com 30 anos de contribuição).


Idade Mínima: Por fim, essa regra se aplica a quem tem pouco tempo para contribuir. Nesses casos, é necessário ter 15 anos de contribuição, além de os homens terem 65 anos e as mulheres 60 anos.


O que as pessoas esperam da aposentadoria?

Atualmente, a maioria dos brasileiros planeja contar com a aposentadoria do INSS. Segundo o planejador financeiro Eduardo Forestere, da Planear, 44% dos trabalhadores têm essa expectativa.


Eduardo também revelou que 19% dos brasileiros acreditam que continuarão trabalhando para se sustentar após a aposentadoria. Outros 9% disseram que contarão com investimentos financeiros.


Além disso, 4% dos entrevistados afirmaram que manterão uma previdência privada, enquanto 3% alugarão imóveis. 1% disse que contará com a ajuda dos filhos ou da família, e 1% utilizará suas economias.


Surpreendentemente, 16% das pessoas não sabem como se sustentarão na velhice. Entre os integrantes das classes D e E, essa proporção aumenta para 24%. Na classe C, o número de pessoas nessa situação é de 15%, enquanto nas classes A e B é de 9%.


Entre aqueles que planejam depender do INSS, o percentual é maior entre as classes D e E. Nessas duas classes, 50% das pessoas têm essa expectativa. Na classe C, o valor é de 44%, e nas classes A e B, 35% esperam contar com a aposentadoria do INSS.

Postar um comentário

0 Comentários