De acordo com um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), 45% dos adultos brasileiros sofrem de hipertensão, sendo que metade deles não sabe que possui a doença.



De acordo com um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), 45% dos adultos brasileiros sofrem de hipertensão, sendo que metade deles não sabe que possui a doença. Esses números são preocupantes, principalmente à medida que a idade avança, já que metade dos brasileiros com mais de 30 anos têm pressão alta, mas apenas um terço consegue controlá-la.

A hipertensão é uma doença silenciosa e pode ser fatal. Apenas 10% das pessoas com a doença apresentam sintomas. Além de afetar o coração e aumentar o risco de um infarto, a pressão alta também pode comprometer os rins e aumentar o risco de AVC. Estudos recentes também demonstraram que a hipertensão pode levar à demência, pois interfere na irrigação sanguínea do cérebro, causando problemas de memória.

Os especialistas destacam a importância de medir a pressão arterial pelo menos uma vez por ano com um profissional de saúde. Os dados também mostram que cuidar dos pacientes hipertensos pode salvar a vida de 365 mil brasileiros até 2040.

O relatório da OMS revelou que atualmente 1,3 bilhão de pessoas no mundo são hipertensas, o dobro do registrado em 1990.

Luiz Bortolotto, diretor da unidade de hipertensão do Instituto do Coração (Incor/SP), recomenda cuidados com a alimentação

Postar um comentário

0 Comentários