Bolsa Família: governo libera benefícios bloqueados em breve

 

Bolsa Família: governo libera benefícios bloqueados em breve. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) está fazendo uma revisão do Cadastro Único (CadÚnico), que é o sistema que reúne os dados das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no país.




O objetivo é verificar se as famílias estão com as informações atualizadas e se cumprem os requisitos para participar dos programas sociais, como o Bolsa Família.




As famílias que estão com o CadÚnico irregular ou desatualizado terão o cadastro bloqueado e o Bolsa Família suspenso.




Para voltar a receber o benefício, elas precisam fazer a averiguação cadastral, que consiste em atualizar os dados no CadÚnico.




Essa atualização pode ser feita pela internet, pelo aplicativo Meu CadÚnico, ou presencialmente, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nas prefeituras.




Após a averiguação cadastral, as famílias terão o Bolsa Família liberado e poderão receber as parcelas que ficaram atrasadas durante o período de suspensão.




Essas parcelas são chamadas de retroativas e são pagas de forma diferente das parcelas regulares.



As parcelas retroativas não são depositadas na conta digital do Caixa Tem, mas sim em uma conta poupança da Caixa Econômica Federal.


Para sacar esse dinheiro, os beneficiários precisam ir até uma agência da Caixa com um documento de identidade com foto e o cartão do Bolsa Família. O saque pode ser feito em qualquer dia útil, sem seguir o calendário do NIS.


O MDS informou que está fazendo os desbloqueios dos benefícios suspensos gradativamente e que algumas famílias já poderão receber as parcelas retroativas em agosto.



O valor das parcelas retroativas depende do número e da idade dos membros da família, bem como da renda per capita.


Bolsa Família bloqueado, e agora?

O Cadastro Único (CadÚnico) é o sistema que reúne os dados das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no país.


Ele é usado para selecionar as famílias que podem participar de vários programas sociais, como o Bolsa Família.


O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) faz periodicamente uma revisão do CadÚnico para verificar se as famílias estão com as informações atualizadas e se cumprem os requisitos para receber os benefícios.


As famílias que estão com o CadÚnico irregular ou desatualizado terão o cadastro bloqueado e o Bolsa Família suspenso.


Para desbloquear o cadastro e o benefício, as famílias precisam fazer a averiguação cadastral, que consiste em atualizar os dados no CadÚnico.


Para isso, o responsável familiar deve ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa, levando os documentos de todos os membros da família, e passar por uma entrevista. O prazo para fazer a averiguação cadastral é de 60 dias após o bloqueio.



Se a família conseguir comprovar que ainda tem direito ao Bolsa Família, ela voltará a receber o benefício normalmente, incluindo as parcelas que ficaram atrasadas durante o período de suspensão. Essas parcelas são chamadas de retroativas e são pagas de forma diferente das parcelas regulares.


As parcelas retroativas não são depositadas na conta digital do Caixa Tem, mas sim em uma conta poupança da Caixa Econômica Federal.


Para sacar esse dinheiro, os beneficiários precisam ir até uma agência da Caixa com um documento de identidade com foto e o cartão do Bolsa Família. O saque pode ser feito em qualquer dia útil, sem seguir o calendário do NIS.


Se a família não fizer a averiguação cadastral no prazo ou não conseguir comprovar que ainda tem direito ao Bolsa Família, ela será desligada do CadÚnico e perderá o acesso a todos os programas sociais. Nesse caso, ela não receberá as parcelas retroativas do Bolsa Família.


Bolsa Família de agosto: confira o calendário de pagamento e como usar o Caixa Tem

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que atende milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil.




O valor do benefício varia de acordo com o número e a idade dos membros da família, bem como a renda per capita.


O pagamento do Bolsa Família de agosto será feito entre os dias 18 e 31, seguindo a ordem do final do NIS do responsável familiar.


O NIS é o Número de Identificação Social, que pode ser encontrado no cartão do Bolsa Família ou no extrato do FGTS.


Para saber o dia exato do pagamento, basta consultar o calendário abaixo:


Final do NIS Data do pagamento

1 18/08/2023

2 19/08/2023

3 22/08/2023

4 23/08/2023

5 24/08/2023

6 25/08/2023

7 26/08/2023

8 29/08/2023

9 30/08/2023

0 31/08/2023

Os beneficiários do Bolsa Família podem sacar o valor do benefício em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, casa lotérica ou caixa eletrônico, usando o cartão do programa.


Além disso, eles podem aproveitar as vantagens do aplicativo Caixa Tem, que permite fazer transações, pagar contas e recarregar o celular de forma rápida e segura.


O Caixa Tem é um aplicativo gratuito, disponível para celulares Android e iOS, que permite acessar os serviços da Caixa com facilidade.


Com ele, os beneficiários podem consultar o saldo e o extrato do Bolsa Família, fazer transferências para outras contas da Caixa ou de outros bancos, pagar boletos e contas de água, luz, telefone e gás, comprar na internet usando o cartão de débito virtual, gerar um QR Code para pagar nas maquininhas das lojas e recarregar o celular pré-pago.


Para usar o Caixa Tem, basta baixar o aplicativo na loja de aplicativos do celular, cadastrar o CPF e criar uma senha de seis dígitos.


Depois, é só informar o número do cartão do Bolsa Família e seguir as instruções na tela. O aplicativo é seguro e protege os dados dos usuários com criptografia.


O Caixa Tem é uma forma prática e moderna de usar o Bolsa Família, sem precisar enfrentar filas ou carregar dinheiro em espécie.


Ele também ajuda a economizar tempo e dinheiro, pois oferece tarifas reduzidas ou gratuitas para as transações. Além disso, ele facilita o acesso a outros benefícios sociais, como o Auxílio Emergencial e o FGTS.


Postar um comentário

0 Comentários