1 Milhão de beneficiados conheça o programa povos da pesca artesanal

 

Foi lançado hoje, pelo presidente @lulaoficial, o programa Povos da Pesca Artesanal. É a primeira vez que o Governo Federal cria um conjunto de ações especialmente voltadas para este tipo de pesca. Serão beneficiadas 1 milhão de pessoas que dependem da pesca artesanal direta ou indiretamente. Com a coordenação do Ministério da Pesca e Aquicultura, sete ações, envolvendo diferentes ministérios e autarquias, vão garantir segurança alimentar, trabalho e renda para jangadeiros, marisqueiras, caiçaras, ribeirinhos, pantaneiros, indígenas, quilombolas e demais povos das águas. Os pescadores e pescadoras artesanais são parte importante do desenvolvimento do nosso país, além de aliados estratégicos na luta pelo fim da fome e da miséria.

É o Brasil no rumo certo! 🇧🇷🐟




 Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, 460 mil pescadores artesanais estão estão no Nordeste e 370 mil   pescadores artesanais estão no Norte, incluindo indígenas, mulheres negras, comunidades caiçaras, marisqueiras, jangadeiros, vazanteiros, ribeirinhos, extravistas, pescadores quilombolas.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Pesca, André de Paula, durante o lançamento do programa Povos da Pesca Artesanal Foto:Rafa Neddermeyer/Agência Brasil


A pescadora artesanal Ítalla de Souza, de Caraíbas (MG), destacou o papel da educação para os jovens pescadores. “Durante muito tempo, nós de comunidades tradicionais não tivemos uma educação adequada, contextualizada com a realidade das nossas comunidades e, por isso, muitos dos nossos jovens se viram obrigados a sair de seus territórios para buscar educação nas cidades”, disse. 



Postar um comentário

0 Comentários